sábado, 2 de fevereiro de 2013

O Deus




- Mãe…
- Oi filho.
- Como que Deus não cai do céu?
- Como assim, Victor?
- Você vive falando que o “Papai do céu” mora depois das nuvens… Como ele não cai?
- Ah… Bom, é que Ele é Deus né. Ele não cai ué, que pergunta!
- Só porque ele é Deus ele não cai?
- Como assim “só porque”, meu filho? Ser Deus é uma coisa muito grandiosa.
- Tá, eu sei. Mas ser um Victor também é uma coisa muito grandiosa, mas isso não explica o motivo pelo qual eu caio se eu tentar morar depois das nuvens mãe… Eu sei que Ele é Deus, mas isso não é suficiente pra eu entender por quê Ele não cai de lá de cima.
- Victor, ele flutua. Tá satisfeito?
- Não. Você acabou de inventar isso só pra eu parar de falar.
- Tá bom, Victor. Olha só, falar que Deus mora no céu é só uma figuração que a gente usa com as crianças, mas acho que eu não preciso mais usar isso com você. Ele não mora lá em cima, Ele está em todos os lugares.
- Mas se ele está em todos os lugares, Ele tá lá em cima no céu também. Como ele não cai?
- Ah filho, sei lá! Ele é Deus ué!
- Mãe… Ele é Deus e eu sou Victor. Te falar que as coisas acontecem comigo só porque eu sou quem eu sou não explica nada.
- Meu filho, tome cuidado ao se comparar com Deus.
- Mas mãe, não foi Ele que me criou?
- Foi.
- Então ué, ele só pode ter me criado a partir de alguma coisa que Ele já conhecia, e como no início Ele só conhecia a si mesmo, deve ter me criado parecido com Ele. Qual o problema na comparação?
- É que Deus está muito acima de você, meu filho, e de todos nós.
- É, eu sei, lá nas nuvens, sem cair. E deve tá abaixo também né mãe, se Ele tá em todos os lugares, deve tá lá no pré-sal sem enriquecer, nos vulcões sem Se queimar, nos mares sem Se afogar, no Senado sem se corromper, e por aí vai.
- Victor, o nome disso é blasfêmia.
- Mãe, o nome disso é raciocínio. Porque você não assume que nem você sabe algumas coisas que você tenta me ensinar?
- Olha o respeito Victor!!!
- Mas é verdade, mãe. Isso não é vergonha pra você, você não é obrigada a saber de tudo pra poder me criar. Você não é Deus. Você é um ser humano. Você tem o direito de se enrolar com tudo que você tem que fazer além de ser mãe, e o que eu queria dizer com essa conversa toda é que tá tudo bem em não saber. Não precisa mentir pra mim, senão eu passo essa mentira pra frente e serão gerações inteiras olhando pro céu pra poder rezar, acreditando que o Papai do Céu tá lá em cima nas nuvens; gerações inteiras acreditando que ser quem a gente é é a única coisa que a gente pode ser; gerações e mais gerações disciplinadas a olharem pra cima ao invés de olhar em volta, e gerações inteiras acreditando que é de cima que vem as coisas mais sensatas. É por isso que tanta gente tem chefe, mãe. Foram ensinados a obedecer o que vem de “cima” e quando o Papai do Céu sai de cena, a pessoa cresce e endeusa o chefe, que nada mais é do que  o dinheiro né mãe? Não quero ser assim, quero que você me fale porque Deus não cai lá de cima.
(Pai) - E aí filhão, armou mais uma arapuca pra sua mãe né?
(Victor) - Pai! Que bom que você chegou! Fala pra mãe porque é que Deus não cai do céu.
(Mãe) - Ah eu desisto, de novo.
(Pai) Calma, Victor. Não pega tão pesado com a sua mãe, ela foi criada num cenário diferente do seu, lembra? Mas olha meu filho, o mundo tá de cabeça para baixo. Deus tá em terra firme. Se você parar pra pensar, a pergunta é: como é que nós não caímos daqui?
- Vai ver a gente tá caindo, pai…

2 comentários:

  1. Caraca Déia! Que texto lindo vc é muito boa mesmo com as palavras. Fiquei vidrado nele pena que acabou! Parabéns minha irmãzinha, seu taleto é incontestável.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Você devia escrever um livro. Sério. ♥

    ResponderExcluir

Ei, você entendeu alguma coisa?