quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Meia


- Mãe, porque a meia tem esse nome?
- Porque ela é metade de um par, filho. Um pé casando com o outro.
- Hum. Então todos nós somos meia?
- Sim, todos temos um par.
- Mãe, mas só é par se casar uma meia direita e uma meia esquerda?
- Isso, filho. Senão fica desconfortável pra maioria das pessoas.
- Então uma meia de cada pé me garante conforto?
- Isso.
- Então eu vou casar com o par que me garantir conforto?
- Isso, também.
- Mas e se alguém quiser casar duas meias esquerdas? Que nome se dá, já que não pode ser um par?
- Isso seria uma situação ímpar, filho.
- Ímpar é o que não dá divisão exata, né mãe?
- Sim, você aprendeu na escola, certo?
- Foi. Então se duas meias são um par, é porque uma é menina e a outra é menino, e aí dá pra casar. Mas, se forem dois pés esquerdos, vai faltar ou a menina, ou o menino, e aí não dá pra casar, porque é desconfortável pra muita gente.
- Você entendeu direitinho.
- Mãe, o salto alto é confortável?
- Não mesmo, filho.
- Mas, muita gente usa, mesmo sendo desconfortável?
- Usa, pra ficar bonito.
- Então é só por vaidade?
- É, filho.
- Então, se for por vaidade, que é um pecado, a maioria das pessoas permite o desconforto. Mas, se a maioria não achar bonito, não permitem, né mãe?
- Victor, calça logo o sapato.
- Mãe… Eu não acho o salto alto bonito e não entendo como a beleza pode ser desconfortável. Como essa idéia é aceita tão naturalmente?
- Foram anos e anos cultivando a cultura do salto alto, filho.
- Será que dá tempo de cultivar a beleza do ímpar, mãe?
- Acho difícil, filho. As pessoas já estão acostumadas com o par.
- Mas, dois ímpares também formam um par, mãe.
- Já está pronto? Estamos atrasados.
- Mãe, eu não acho o outro pé dessa meia. Tem problema eu pegar um pé de outro par? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, você entendeu alguma coisa?